O que você pode fazer na Barra da Lagoa:


Situada no leste da ilha, a Praia da Barra da Lagoa é uma das mais populares de Florianópolis. Apesar de ser uma praia de mar aberto, o mar é tranqüilo, pois a correnteza do canal da barra, que liga as águas da Lagoa da Conceição com o Oceano Atlântico, provoca uma freagem das fortes ondas, tornando-as suaves e excelentes para quem deseja se iniciar no surf.
Além disso, a areia é muito clara e fina e a água da Barra da Lagoa possui baixa salinidade, devido à mistura com a água doce da Lagoa da Conceição.

Projeto Tamar O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho sócio-ambiental. (Leia integra)

Prainha da Barra da LagoaA Prainha da Barra da Lagoa está localizada do outro lado do Canal da Barra da Lagoa, e que pode ser atravessada pela pequena ponte pênsil. Esta ponte foi projetada com os traços da ponte Hercílio Luz, em sua homenagem. Este lugar é realmente especial e calmo. O acesso é bem fácil, não deixe de visita-la!

Passeio de Barco Passeio de 2 horas pela Lagoa, charmoso Canal e saída para o mar. O canal é a única ligação da Lagoa com o mar e é um dos atrativos mais interessantes da região. Ideal para o seu álbum de fotografias! Ponte Pênsil, lindas casas, coloridos barcos, pescadores jogando tarrafa e vista panorâmica da Baía da Barra e das Ilhas das Aranhas, Xavier, Campeche e Arvoredo. Parada para banho no mar e numa enseada encantadora na Lagoa.

Farol da Barra da LagoaNo topo do morro da Barra da Lagoa encontra-se o Farol da Barra da Lagoa. Muito importante para as embarcações, a vista do farol é belíssima. De um lado pode-se observar toda a praia da Barra da Lagoa e Moçambique, do outro lado está o costão e a ilha do Xavier. A trilha até lá em cima é um pouco puxada mas compensadora. Para acessa-la, devemos atravessar a ponte do Canal da Barra da Lagoa e seguir as indicações.


Trilha da Barra da Lagoa para a Praia Mole

A trilha é um antigo caminho aberto pelos primeiros moradores do local e atualmente bastante famosa por suas belezas naturais.

A trilha com quase 2km exige cerca de 1hora de esforço para quem se aventurar, mas com certeza será recompensador por: 3 fontes de água, riachos, áreas de preservação do Parque Municial da Galheta, Sítio arqueológico, vista panorãmica das praias da Galheta e Praia Mole, da Lagoa da conceição e do Parque Florestal do Rio vermelho. Para iniciar a caminhada deve-se descer na Fortaleza da Barra (próximo ao canal). No final da trilha, ao chegar na Praia da Galheta, caminha-se em direção ao costão sul percorrendo uma pequena trilha ou as rochas do costão que a separa da Praia Mole, de onde se retorna.


Esportes

Florianópolis é um lugar privilegiado para a pratica de surf, pois aqui há ventos das quatro direções, e suas ondas são formadas pelos principais: leste e sul. Aqui todo dia tem onda, é dia de surfar.

Tanto para quem já pega onda ou para quem esta começando, a Barra da Lagoa é ideal, pois conta com várias escolas de surf credenciadas. Para aqueles que vêm em busca de boas ondas há os 8,5 km da praia vizinha, Moçambique, com ambiente tranquilo e pouco concorrida. Além de ser vizinha também de outras praias do leste da ilha como a Mole e Joaquina, famosas por serem cenários de reconhecidos eventos nacionais e internacionais. Outra pratica bem comum é o mergulho, já que o canal da Barra da Lagoa possui um belo fundo, perfeito para mergulhar com snorkel, e dali pode-se sair de barco para outros locais de prática desses esportes. A fauna marinha é muito diversificada e sempre é enriquecida com a aparição de novas espécies. Grande quantidade de espécies tropicais vivem em suas águas: tartarugas, peixes- espada, arraias, golfinhos, polvos, tainhas, anchovas e tantos outros, além de muita variedade de invertebrados. No inverno, da costa é possível assistir ao show das baleias francas, que se aproximam da costa com seus filhotes. A Barra da Lagoa também se destaca pelas excelentes condições de vento para a pratica de windsurf e kite surf, aqui você encontrara o vento e ondas indicados para a pratica destes esportes e, ao fim do dia, um lugar belíssimo para relaxar.